sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escola Josué em parceria inicia obras de banheiro para alunos da educação infantil

ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA JOSUÉ DE CASTRO, TERÃO BANHEIROS DE USO EXCLUSIVO
No incio dessa semana começaram as obras de dois banheiros para uso exclusivo dos alunos da educação infantil, construção essa de fundamental importância,  pois é muito enviável que alunos de 04 e 05 cinco anos  usem o mesmo espaço de aluno de 11, 12 e 13 anos.
Decisão essa tomada na ultima reunião de pais realizada pela escola,  que na oportunidade  expôs o problemas aos pais e solicitou ajuda para construção, uma vez que o problema já tinha sido comunicado à Secretaria de Educação, e a mesma não detinha no momento de recursos financeiros para a execução da obra.  Os pais como sempre, abraçaram mais essa causa e juntos estão doando à escola os materiais necessários .
A Secretária Municipal de Educação enviou dois servidores para que pudessem realizar a mão de obra.
"Mais um trabalho em parceria, objetivando o bem estar de nossos alunos", assim resumiu a diretora da escola.

FONTE: EMEIEF JOSUÉ DE CASTRO
AUTOR: DELI LEMOS

ESCOLA JOSUÉ TRABALHANDO O DIA DO INDIO

Alunos criam maquetes para trabalhar o dia do Índio.
Hoje dia 19 de abril, comemora-se o dia do Índio, e as escolas em sua maioria abordam esse tema, que faz parte da cultura brasileira.
E dessa forma os professores da escola se empenharam e planejaram atividades que pudessem abordar o tema com seus alunos. 
Alunos  do 5º ano da Escola Josué de Castro, orientados pela professora titular da turma, Ana Paula Rodrigues, criaram maquetes representando a moradia dos povos indígenas.  Segundo a professora Ana Paula, essa é uma atividade muita complicada, pois necessita de muito tempo, no entanto a aprendizagem acontece de forma mais espontânea, pois ao realizar esse tipo de trabalho estamos contextualizando o tema, ficando mais fácil o entendimento.
Os alunos se mostraram muito criativos e empenhados na realização de suas tarefas, fizeram várias pesquisas para saberem que tipo de moradias que eram e são utilizadas pelo povos indígenas e assim as representaram através de suas maquetes.
Os trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano serão guardados e expostos no final do ano, na Noite Cultural realizada  anualmente pela escola Josué de Castro.
Professor Antônio Messias, literalmente contextualizando o tema.
Alunos do pré  em visita a sala do 5º para prestigiar as maquetes feitas pelos alunos 


FONTE: EMEIEF JOSUÉ DE CASTRO
AUTOR: DELI LEMOS

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ESCOLA JOSUÉ RECEBE VISITA DE PROFISSIONAIS DA IMPRENSA.

PROFISSIONAIS DA IMPRENSA DE BURITIS SÃO SOLIDÁRIOS AOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA  ESCOLA JOSUÉ DE CASTRO.
Estiveram na EMEIEF Josué de Castro nesta manhã (18/04/2013) , os radialistas da Rádio Interativa FM de Buritis Oliveira Filho e Rangner Andrade, onde na oportunidade fizeram um visita em todas as dependências da escola. O Radialista Oliveira, que tem seu filho matriculado no 5º ano nesse estabelecimento de ensino, acredita que algumas melhorias devem ser feitas para garantir aos alunos e servidores da escola, um ambiente mais agradável para estudo e trabalho. Enfatizou Oliveira da importância da construção de uma praça de alimentação (refeitório) para que as crianças possam lanchar com mais tranquilidade, pois hoje as crianças consomem seus lanches dentro da sala de aula ou até mesmo em pé.
Já o radialista Rangner Andrade, colocou-se a disposição da direção da escola e estará sempre a disposição quando solicitado  e juntamente com Oliveira formara uma frente para que os recursos da construção do refeitório possam possam ser angariados.
A Diretora da escola disse que é de muita importância que toda a comunidade escolar participem ativamente da vida escolar de seus filhos, não  só da escola Josué mais de todas as escolas do município,  pois só assim ficaremos a por dentro das situações a qual encontram as escola que nossos filhos estudam.
FONTE: EMEIEF JOSUÉ DE CASTRO
AUTOR: DELI LEMOS

ESCOLA JOSUÉ DE CASTRO REALIZA REUNIÃO DE CUNHO ADMINISTRATIVO/PEDAGÓGICO


Escola Josué de Castro promove reunião com o corpo docente.


 A direção da escola Josué de Castro promoveu no dia 18 de abril uma reunião com o quadro de professores, para discutir temas de ordem administrativa e pedagógica. Segundo informações da diretora da unidade escolar, professora Tereza Freitas, nessa reunião foi concluída mais uma etapa do PDE- Plano de Desenvolvimento da Escola, onde a equipe coordenadora do Plano, juntamento com os professores, preencheram formulários que serão juntados para a finalização do PDE.

Outro ponto importante discutido, foi a avaliação de um instrumento pedagógico utilizado pelas escolas municipais para a avaliação da aprendizagem do alunos matriculados na rede, chamada de FAC- Ficha  de Acompanhamento, que a pedido da secretaria municipal de educação, todas a escola municipais deverão observa-las para aprovação da forma como está, ou até mesmo sugerir alterações na elaboração desse instrumento avaliativo.
O momento também serviu para que o serviço de supervisão prestasse informações sobre o calendário escolar e sobre os diagnósticos de entrada,  que estão realizados com os alunos do 3º ano, que visa levantar as competências e habilidades adquiridas até então, para que a  partir desse ponto  a escola possa propor atividades e conteúdos, respeitando  o nível de aprendizagem de cada aluno. O diagnóstico com a turmas de 3º ano,  visa também  fundamentar ao planejamento dos professores que trabalham com o projeto do reforço escolar, pois segundo o vice diretor Jorge Natalino o reforço tem como objetivo principal sanar deficit na aprendizagem e esse diagnóstico direciona o professor na escolha das atividades e conteúdos a serem trabalhados.
FONTE: EMEIEF JOSUÉ DE CASTRO
AUTOR: DELI LEMOS